O sistema BIM, sigla para Building Information Modeling, garante que todas as informações de um projeto sejam mantidas integradas e conectadas em um único modelo, de modo que quando o arquivo recebe qualquer tipo de alteração ou modificação, ele é executado de uma maneira geral, o que garante a integridade e atualização de todos os dados, podendo trabalhar no mesmo projeto e até simultaneamente diferentes empresas e / ou profissionais.
Essa nova maneira de trabalhar baseia-se no uso de um modelo 3D inteligente, baseado em dados e não apenas em geometria. No modelo 3D do BIM, existe sempre um link com o banco de dados, ajudando assim a tomar decisões ao longo do ciclo de vida, desde a fase de design até a construção e instalação.
Enquanto o CAD permite o desenho em 2 ou 3 dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a quarta e a quinta dimensões (tempo e custos), permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.
Programas como o ArchiCAD, Revit ou Allplan trabalham com esse tipo de metodologia que se tornou a ferramenta hoje imposta e está sendo implementada em cada vez mais países.
Em qualquer projeto e construção há infinitos participantes e interações diversas entre as partes. Os projetos são multidisciplinares e incluem informações que nem todos gerenciam. Então, quem é responsável pelo que em cada projeto? Até onde minha responsabilidade vai e onde a sua começa?
Geometria, relações espaciais, informações gráficas, quantidades e propriedades construtivas de componentes. Tudo isso, criando um modelo virtual da construção desde os estudos de viabilidade até a demolição.
Além disso, toda alteração feita no projeto é compartilhada, em tempo real, entre todos os envolvidos. Arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes trabalham juntos, em um único processo inteligente e compartilhado.
Pesquisa realizada pela empresa McGraw Hill Construction na França, Alemanha e Reino Unido, em 2010, apontou os benefícios da utilização desse sistema: